sexta-feira, 1 de março de 2024


Patinação

Porto Alegre a teve Cedo

Introdução

___Patinação é um tipo de “recreação ou esporte” que consiste em locomover-se sobre “patins”, no gelo ou sobre pavimento liso. Tem como princípio fundamental o equilíbrio, adquirido com a prática constante.

Patins

___O patim é um calçado especial cuja sola é guarnecida:

·         De uma lâmina de aço, para deslizar sobre o gelo, ou

·         De 4 pequenas rodas, lado a lado ou em linha, para rolar sobre o pavimento.

Cronologia – Patins de Rodas


Idade Média

___A pessoas deslizavam sobre a neve em “trenós de madeira ou metal”, desde a Idade Média.


Século XVIII

O Duque Patinador

___Na Holanda, o príncipe Jaime, o Duque de York (que posteriormente se tornaria o rei Jaime II da Inglaterra) aprendeu a patinar sobre o gelo depois da Restauração.

O Clube

Em 1742, os escoceses também se entusiasmaram com o esporte e fundaram a primeira organização de patinação sobre o gelo, o Clube de Patinação de Edimburgo.


Patinação sobre Rodas

Em 1710, data em que os estudiosos dizem ter descoberto, em algumas crônicas, que o inventor do “patim” foi um inglês de nome Garcin.

___Somente neste século, quando um diligente holandês prendeu carretéis de linha de costura, de madeira, ao solado dos seus sapatos, que alguém patinou sobre rodas.

Primeiro Patim de Rodas em Linha

Entre 1750 ou 1760, (meados do século XVIII), o belga Joseph Merlin, inventor de objetos mecânicos e fabricante de instrumentos inventa o “primeiro Patim de Rodas” em Linha, sem possivelmente imaginar, que ao possibilitar a patinagem sobre rodas.

Em 1790, o belga Joseph Merlin, fez uma entrada triunfal num “baile de máscaras” em Londres, patinando com botas equipadas com rodas metálicas, enquanto tocava uma abertura de Mozart no violino!

___Infelizmente, Merlin não conseguiu fazer uma mágica quando chegou a hora de parar e entrou de cabeça num espelho que cobria toda a parede dos fundos do salão de bailes, estilhaçando-o.

Patins in-line

___As botas com um único par de rodas passariam a ser chamadas de “patins in-line”.


Século XIX

___Os “patins in-line” continuaram sendo fabricados na Europa no início do século, sob nomes exóticos como “Lê Petitbled”, volito e “Lê Prophete”, em versões feitas de madeira, metal e marfim.

Patins de 1 Roda

Em 1819, em França (Paris), aparecem os primeiros patins equipados apenas com 1 roda, que, embora de diâmetro menor, era do tipo “bicicleta”.

Patins de 3 Rodas

Em 1825, na Áustria (Viena), surgem os primeiros patins de rodas (com 3 rodas). 

Em 1840, na Alemanha, aparecem vestígios dos primeiros patins.

Pistas Públicas

Em 1857, na Inglaterra, são construídas, as duas primeiras pistas públicas de patinagem:

  • Covent Garden e
  • Strand.

Jogo Elástico

Em 1863, o americano James Plympton cria o "Jogo Elástico", conjunto composto pela ponte, eixo, rodas, almofada de borracha e parafuso de regulação do aperto; conjunto que era colocado no trem dos rodados.

___Muitas e lentas, haviam sido as tentativas, os trabalhos e o interesse em melhorar o patim de Joseph Merlin, que apenas permitia a patinagem em frente e a execução de uma pequena e larga curva.

___Com a invenção do "Jogo Elástico", as possibilidades, o desenvolvimento, o interesse e a beleza dada à patinagem foram indescritíveis.

Circular Running Roller Skate – 4 Rodas

Em 1863, James L. Plimptom, da Nova Inglaterra, foi o pioneiro na construção de patins chamados de tradicionais com 4 rodas, sendo 2 pares de rodas paralelas com um freio na frente dos patins, que ele chamou de “Circular Running Roller Skate”, feito com duas rodas de borracha da Índia.

___Esses foi o precursor dos patins de rodas modernos.

Em 1865, a partir desta data, nos Estados Unidos e dois anos mais tarde na Inglaterra, deu-se uma grande expansão da “Patinagem sobre Rodas”.

___As pista próprias para a prática da modalidade apareciam aos poucos por todo o lado.

Porto Alegre

“Rinque de Patinação”

Praça da Harmonia

Em 1860, no Brasil (Porto Alegre), a forca foi extinta e a então Praça do Arsenal ganhou um novo nome, se diz dado espontaneamente pelo povo e passou a chamar-se Praça da Harmonia, celebrando o fim da pena de morte.

___Apesar de ter ganho um novo nome, o local continuou sendo um terreno baldio e mal cuidado onde pequenos casebres serviam de moradia às pessoas mais pobres da cidade.

José Martins de Lima

Em 1865, no Brasil (Poro Alegre), o vereador José Martins de Lima assumiu com o povo o compromisso de “reabilitar a praça”. Começou com uma nova arborização, mandando plantar 94 árvores.

___Ao cabo de um ano a praça já apresentava novo aspecto. O coreto do tempo do Governador Ângelo Ferraz foi reconstruído e uma novidade incorporou-se aos novos divertimentos.

Rinque de Patinação

___Um rinque de patinação com “piso de madeira” foi construído, onde rapazes e moças deslizavam em patins de 4 rodas, mostrando suas habilidades e, no dizer de um cronista da época “aproveitando” os tombos para iniciar um namoro.

___As quedas eram pretextos para pegar na mão das mocinhas e ajuda-las a levantar-se.

Luis Terragno mostra a Praça da Harmonia por volta de 1865

Terragno foi o primeiro fotógrafo a utilizar a estereoscopia em Porto Alegre

Glamour em Porto Alegre

___Ao lado do ringue de patinação foi instalado um quiosque onde se bebia um chope geladinho, acompanhado de saborosos petiscos. Foi a época de ouro da Praça da Harmonia, reunindo ali, democraticamente, ricos, pobres e remediados.

Ponto Chique

___Era o ponto chique da capital da Província, Porto Alegre, um local de encontros e bate-papos nos tranqüilos fins-de-tarde, apreciando o “pôr-do-sol” do rio Guaíba. 

Praça dos Namorados

___Nesta época em Porto Alegre, a Praça da Harmonia, também foi conhecida como “Praça dos Namorados”, por ali os casais a passeio agradável, flertar e namorar, aos cuidados de olhos rígidos de pais e responsáveis, entre os patinadores e suas filhas.

Rinque de Patinagem

Em 1866, em Newport, Rhode Island, EUA, James L. Plimptom abriu o primeiro “Rinque de Patinagem”, para as “classes educadas e refinadas”.

A Rainha Patinadora

Em 1873, em Portugal, teriam aparecido os primeiros patins de rodas que pertenciam à Rainha D. Maria Pia, que em Mafra (são bem conhecidos e famosos os corredores do Convento de Mafra) se exibiu neles e se julga terem sido trazidos de Paris por Madame Daupiás.

O Príncipe Patinador

___Tem imensa curiosidade ver na sala dos troféus da F.P.P., um par de patins em madeira (a rodas), que dizem ter sido utilizados pelo Príncipe Luis Filipe de Bragança, filho de El-Rei D. Carlos e da Rainha D. Amélia. Estes patins foram encontrados no Palácio Ducal de Vila Viçosa.

Em 1876, na Alemanha, aparece o primeiro “rinque de patinação”.

Em 1877, na Itália (Milão) surgem os primeiros patins de rodas.

Rinquemania

Por volta de 1880, na Inglaterra, a patinação se tornou uma atividade tão popular que cunhou um no termo “Rinquemania”.

Patins de 5 Rodas em Linha

Já no século XIX, surgiam patins com 5 rodas em linha.

Esferas nos Cubos

Em 1880, a Richardson Skate Company introduz as esferas nos cubos das rodas, o que permite aos patins velocidades nunca antes pensadas.

Em 1881, na Itália, por ocasião da Exposição de Milão, é construída a primeira “pista de patinação” (que era de madeira).

Patins Matador

Em 1890, aparecem no mercado alemão, os patins "Matador", de estrutura muito robusta, e que vieram a ter durante muitos anos enorme aceitação em Portugal, como posteriormente os "Polar Rex", e atualmente "Skate".

Cronologia – Patins no Gelo


Patinação sobre o Gelo

Século VIII

___Encontram-se frequentes alusões à prática da patinação desde este século, na literatura Escandinava.

Século XII

___Em obras literárias islandesas (Islândia) e inglesas (Inglaterra), além da representação em telas, cartões e selos, se encontram a prática de patinagem ou patinação.

­___Divertimento popular nos Países Baixos antes mesmo deste século.

Século XVIII

O Duque Patinador

___Na Holanda, o príncipe Jaime, o Duque de York (que posteriormente se tornaria o rei Jaime II da Inglaterra) aprendeu a patinar sobre o gelo depois da Restauração.

O Clube

Em 1742, na Escócia (Edimburgo), os escoceses também se entusiasmaram com o esporte e fundaram a primeira organização de patinação sobre o gelo, o Clube de Patinação de Edimburgo.

Primeira Corrida de Velocidade

Em 1814, na Inglaterra, as “corridas de patinação” tinham começado a despertar interesse,

___Neste ano ocorreu a “primeira corrida” de que se tem conhecimento.

Rinque Refrigerado

Em 1876, na Inglaterra (Londres), o “primeiro rinque refrigerado” mecanicamente foi construído.

Em 1879, nos Estados Unidos, o primeiro rinque artificial refrigerado foi instalado.

Campeonato Amador

Em 1880, na Inglaterra, as disputas de caráter nacional foram inauguradas com o Campeonato Amador de “corridas de patinação”.

U.I.P.

Em 1892, na Holanda, é fundada a União Internacional de Patinação.

Campeonato Mundial

Em 1893, na Inglaterra, aconteceu o primeiro Campeonato Mundial de “corridas de patinação”, e teve o holandês Jacop Eden como vencedor.   

Brasil

Por volta de 1900, no Brasil, chegou a patinação no gelo, época em que as famílias ricas iam passear na Europa e traziam algumas das novidades que encontravam por lá. Com a construção de alguns rinques de patinação, começou a tornar-se mais conhecido e esses lugares passava a ser o ponto de encontro da sociedade.

___Um esporte com características simples, pois consiste em equilibrar-se sobre os patins, fazendo acrobacias que se diferenciam pela ousadia dos esportistas.

___Pode ser praticado individualmente, em duplas ou mesmo em grupos.

Refrigeração Mecânica

___A invenção da refrigeração mecânica e a instalação dos rinques de gelo artificiais viabilizaram a patinação no gelo em qualquer clima e estação do ano.

___Assim, esse esporte se popularizou também no Brasil, como anteriormente ocorrera com seu congênere sobre rodas.

Século XX

No início do século, nos EUA, a patinação atingiu o impressionante número de 10.000 rinques instalados entre as modalidades em rodas e no gelo.

Em meados do século XX, já havia mais de 500 “rinques de patinação” no país.

___Distinguem-se duas formas de patinação no gelo:

  • A Patinação Artística e  
  • A Patinação Velocidade.

“Rinque de Patinação”

Jardim Zoológico Villa Diamela

Em 05 de janeiro de 1913, em Porto Alegre, com a inauguração no Menino Deus do Zoo, neste parque foi instalado um grande pavilhão com “Pista de Patinação”, em assoalho de madeira.

Em 1º de outubro de 1913, o jornal Correio do Povo, em sua edição, publicou a seguinte nota sobre o Zoológico de Porto Alegre, e a iluminação para o rinque de patinação:

“Foi, ante-hontem, extraordinariamente visitado, o Jardim Zoologico desta capital, tendo sido vendida duas mil e duzentas entradas. Para attender ao movimento de passageiros da linha do Menino Deus, a companhia Força e Luz fez circular mais alguns bondes com a lettra Z, que faziam viagens de 15 em 15 minutos da praça da Alfandega ao desvio fronteiro ao Jardim Zoologico.

Hoje, será retirado da Alfandega o material necessario ás installações electricas do jardim e do pavilhão do rinck.

Está sendo aberta uma avenida, que contornará o jardim para o passeio de carros e automoveis. A avenida, que terá começo na entrada do jardim, irá até a praia de Bellas, dahi voltando pelo lado opposto, até o ponto inicial.” (Grafia da época)

Na década de 1930, nos EUA, a “dança no gelo” foi o ramo mais popular da patinação.

Via Pública

___Atualmente os patins sobre rodas em via pública, são os mais praticados, os modelos mais usados são os patins “in line” (com rodas dispostas em Linha).

Estilos de Patinação

Patinação Artística no Gelo

___Modalidade importante dos “Jogos Olímpicos de Inverno”, a patinação artística requer habilidade, controle corporal e assiduidade na prática.

___Deve-se sua versão moderna ao americano Jackson Haines, “mestre de balé”, que em meados do século XIX imprimiu à patinação uma liberdade de movimentos inexistente antes dele.

___O atual estilo internacional originou-se de várias modalidades praticadas nas estações de inverno britânicas.

Equipamento

___O equipamento básico desse esporte consta de patins com l‚minas de quarenta centímetros de largura, talhadas com uma curvatura próxima à de um círculo com 1,80m de raio. As lâminas são côncavas, formando as bordas interna e externa dos patins.

Técnica

___A técnica obedece à seguinte classificação: - figuras de escola, patinação livre, dança, pares e quartetos.

Provas

___Nas competições, as provas individuais dividem-se em duas seções: - figuras de escola e patinação livre.

  • Figuras de Escola ___Os elementos das figuras de escola são voltas simples, feitas na direção do impulso do patim, e as chamadas voltas forçadas, feitas na direção contrária ao impulso.

___Há quatro direções que o patim pode seguir: - com a borda externa para a frente e para trás e com a borda interna também para a frente e para trás. As voltas simples são chamadas "figuras de 8" fundamentais.

___Outras figuras de escola são os "3", os "3 duplos", as lançadas, os parênteses, os contrários e os rockers. Conforme o estabelecido pela União Internacional de Patinação, há 69 combinações de figuras possíveis, com valor de 1 a 5, segundo a dificuldade.

  • Patinação Livre ___A patinação livre, em linhas gerais, consiste numa adaptação musicada das várias partes dos círculos e voltas das figuras de escola. Um programa de patinação livre deve ser variado e incluir figuras em espiral, passos de dança, movimentos interligados, saltos e rodopios.

___Já a dança é praticada segundo passos preestabelecidos que não podem sofrer variações. Como na patinação livre, esses passos são baseados em partes do círculo.

  • Patinação de Velocidade ___O esporte tornou-se popular nos Estados Unidos e no Canadá.

___A regras vigentes da patinação de velocidade foram criadas por escandinavos, noruegueses e finlandeses.

___A corrida de velocidade faz parte dos “Jogos Olímpicos de Inverno” em quatro provas com diferentes distancias: - 500, 1.500, 5.000 e 10.000 metros, disputadas de várias provas com 2 corredores em duas pistas contíguas, que se cruzam na segunda curva.

___A lâmina dos patins utilizados nas corridas ultrapassa a sola do sapato na frente e atrás, e é mais fina do que a de patinação artística. O comprimento dos patins é de 40 centímetros para rinques ao ar livre e de 38cm nos rinques fechados.

___Nessa modalidade de patinação, o vencedor é aquele que ganhar duas ou 3 provas. Quando isso não acontece, atribui-se um ponto por segundo para os 500m; um terço de ponto por segundo para os 1.500m; um décimo para os 5.000m e um vigésimo para os 10.000m. O vencedor é o que tem o menor número de pontos. 

___A pista tem 400m de comprimento, com setores de pelo menos 3 metros de largura, e cruzamentos de no mínimo 40 metros de extensão. 

Patinação sobre Rodas

___A patinação sobre rodas foi muito popular, como recreação e como esporte, nas primeiras décadas do século XX. 

___Em alguns países, como os Estados Unidos, organizaram-se competições regidas por regras semelhantes às da patinação no gelo.

___Os primeiros patins constavam de uma armação metálica ajustável, que se amarrava ao sapato e à qual se prendiam quatro rodas de madeira ou metal, alinhadas duas a duas. 

___Esse modelo evoluiu para uma bota completa, que permanece mais firme no pé e tornozelo, com 4 rodas fixas fabricadas em poliuretano.

Nos últimos anos do século XX, surgiram modelos em que as 4 rodas se encontravam dispostas em uma só Linha.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário